Joia real



     Estava passando o olho pelo feed de notícias das redes sociais quando me deparei com uma imagem que me chamou a atenção no meio daquele mar de publicações. Inicialmente me chamou atenção pela ilustração, achei muito bonita, mas depois comecei a pensar sobre a mensagem que essa imagem estava passando, da uma olhada.


      Achei essa ilustração mesmo muito boa! Mas ela me levou a refletir sobre as prioridades que tenho tido na minha vida e as consequências que elas trazem. O quanto tenho me cobrado sobre essas "joias" e até mesmo outras?
     O início de Êxodo conta a história da libertação dos israelitas. Antes das famosas e conhecidas pragas que Moisés lançou no Egito e do povo de Deus ser liberto, mais especificamente na primeira conversa que Moisés teve com o Faraó pedindo pela libertação, a reação inicial do Faraó foi negar o pedido e oprimir o povo de Israel, ele queria ocupar o tempo deles, enchendo-os de cobranças, preocupações e trabalho para que eles tivessem cada vez menos tempo de buscar a Deus.
     A fala do Faraó aos capatazes do Egito assim que Moisés foi embora, depois de fazer seu pedido e tê-lo negado, foi exatamente essa: "Aumentem a carga de trabalho deles e cobrem o cumprimento das tarefas. Isso os ensinará a não dar ouvidos a mentiras!" (Êxodo 5:9 NVT)
     Acredito que uma das formas de Satanás nos afastar de Deus é a mesma que o Faraó usou para tentar afastar o povo de Israel de Deus. Ele quer ocupar as nossas mentes, o nosso tempo, a nossa preocupação nos fazendo correr atrás de coisas que não nos aproximam de Deus. Vou usar o exemplo da imagem acima, ela tem uma lista de joias, e você assim como eu, provavelmente se identificou buscando ao menos duas delas. Mas a verdade é que nenhuma dessas joias é real, são todas falsas. Essa é a pegadinha que Satanás quer que a gente caia, ele quer que a gente busque, fique ansiosos e gaste nosso tempo atrás dessas joias, nos fazendo acreditar que elas têm grande valor.
     Com nosso tempo em busca dessas joias, acabamos investindo cada vez menos na busca pela única joia verdadeira, Jesus! E é exatamente aí que Satanás vai enriquecendo.
     Você se sente cobrado por si mesmo e até mesmo pelos outros sobre a conquista dessas e tantas outras joias falsas? Essa busca tem tornado sua vida leve ou você se percebe cada vez mais ansioso, inquieto, nervoso e impaciente?
     Você sabia que viver a vida é algo leve? Parece uma pergunta tão boba, mas confesso que eu esqueço isso com muita facilidade e me pego ansiosa, aflita e desesperada na tentativa de conquistar algumas joias. Me cobro sobre meu sucesso seja profissionalmente ou até mesmo, em um âmbito cristão, sucesso nos ministérios que participo.
     A vida que Deus tem para nós é mesmo leve, Ele não quer que a gente se envolva em uma busca desenfreada na conquista de joias falsas durante a vida. Veja o que a Bíblia diz sobre isso:
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão,  em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.   Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mateus 6:25‭-‬34 ARA)
     Só de ler esse trecho da Bíblia já respiro com mais leveza. Ele nos ama tanto que deseja que levemos a vida da melhor forma, e só ele sabe como ela é. Ele nos criou e planejou cada dia da nossa vida, não há ninguém melhor do que Ele para cuidar das nossas necessidades. Não é a toa que Ele é a única joia verdadeira. Que tesouro possui quem tem Ele na sua vida!
     Dietrich Bonhoeffer, teólogo e pastor luterano, afirma o seguinte em seu livro chamado Discipulado:
Não andem ansiosos! As riquezas parecem dar segurança e conforto ao coração humano, mas na verdade são a causa da ansiedade. (...) A ansiedade acumula tesouros, e os tesouros produzem ansiedade. (...) A má utilização da riquezas consiste na tentativa de garantirmos, por meio delas mesmas, o amanhã. A ansiedade está sempre voltada para o futuro. Os bens materiais, porém, no sentido mais estrito, são destinados ao hoje. É a própria tentativa de garantir o amanhã que torna o hoje tão intranquilo.

     Quando busco garantir o amanhã pelas minhas próprias forças, o resultado só pode ser ansiedade, mas quando o amanhã está entregue nas mãos de Deus ele está mais garantido que nunca, e o hoje vai ser infinitamente melhor.
     E sabe o que isso tudo me lembra? O último texto que postei aqui (Clique aqui para acessar o post Independência Dependente), onde falo um pouco sobre como é importante e precioso dependermos de Deus em cada área das nossas vidas. Eu não preciso estar com alguém doente na minha família para ter a chance de depender de Deus novamente, tenho pequenas oportunidades diárias, onde Deus me convida a ir dependendo dEle.
     Depois de ter tido um ano que me afligiu muito, onde tivemos questões de doença na família, pude perceber que isso me deixou mais sensível aos momentos que ando ansiosa, percebi que quando fico nervosa noto isso com mais facilidade. Um exemplo recente disso foi neste final de semana, tivemos o evento de dia dos pais em um dos ministérios com crianças que participo, fiquei inquieta o dia inteiro, não conseguia me concentrar e sentia um nó na garganta. Logo identifiquei que estava ansiosa por medo de que nem tudo saísse como eu havia planejado. E se algo desse errado? E se a joia do sucesso deste evento não fosse conquistada?
     A verdade é que eu estava agindo pelas minhas próprias forças! Não me permiti pensar que Deus estaria cuidando de tudo, desde a diversão de cada criança até o coração de cada pai. Ah como tenho tanto a aprender. Mas sabe o que? Que bom que Deus me deu mais essa chance de treinar a dependência. Confesso que falhei de novo, mas que alegria me dá ver que ele continua me dando novas chances, eu não vou desistir, quero viver em total dependência dEle e melhor ainda, sei que Ele com certeza não vai desistir. Então paciência, vamos lá. É necessário seguir o caminho olhando para o alto, para Deus, e mesmo dando algumas tropeçadas e morrendo de vontade de olhar por onde piso, continuar olhando para Deus sabendo que ele está me conduzindo para o caminho que vai me levar para mais perto dEle e da Sua vontade.
     Algo que tenho aprendido na prática é que quando estamos ansiosos em alguma situação isso é um sinal de que não estamos dependendo de Deus, mas podemos usar isso como um ótimo termômetro para exercitar a dependência, porque a ansiedade é uma ótima ferramenta de alerta para entendermos que naquele momento estamos caminhando pelas nossas próprias forças e, provavelmente, indo atrás de alguma joia que é desejo da nossa própria ambição. Então já que somos humanos e erramos, que tal aproveitar nossos erros e usar eles como impulso para nos aproximar mais de Deus e da sua vontade? 
     Obrigada Deus, até na minha ansiedade você cria formas de me levar mais pra perto de Ti, quanto amor!
     Se você está se sentindo um pouco perdido depois de perceber que está mesmo correndo atrás de inúmeras joias, gostaria de sugerir um ótimo livro que nos leva a refletir e entender o propósito de Deus para cada um de nós aqui na terra. O livro é UMA VIDA COM PROPÓSITO de Rick Warren, uma leitura muito agradável de 40 dias te conduzindo a entender seu propósito aqui na terra. (Clique aqui para comprar o livro)
     E por fim, o cookie de hoje é para dar um gostinho do livro, usei os 11 primeiros versículos chave para fazer uma joia lembrete para você. Você pode deixá-la na sua mesa de estudo ou na mesa de trabalho e assim sempre se lembrar da joia verdadeira.
     A montagem dele é simples. Eu aconselharia imprimir em folha A4 de desenho, ela é mais grossinha e vai ficar mais firme. Basta imprimir os dois moldes e fazer a montagem de cada um, depois colar as duas metades da joia. Fiz ela em três cores, assim você pode escolher a que mais combina com o lugar onde quer deixa-la.
     Confere aqui em baixo a montagem e os moldes.
   








Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem

Pipoca