Independência dependente


     Deus tem cutucado uma ferida minha, tem me incomodado em relação a ela. Apesar de achar que ela me faz parecer forte, na verdade não tem feito nada além de me deixar cada vez mais fraca e me lavado a um beco sem saída.
     Que ferida é essa? INDEPENDÊNCIA!
     Sempre tentei me manter independente onde podia ser, em relação a diversos sentimentos, em muitas situações, em ministérios e até mesmo no meu relacionamento com Deus.
     Diversas situações aconteceram na minha família, e elas foram a oportunidade perfeita para Deus puxar meu tapete, principalmente em relação a independência emocional. Sempre me orgulhei por ser alguém que não se deixava guiar pelas emoções apesar de isso fazer com que eu me sentisse uma pessoa fria, de certa forma.
     Depois do diagnóstico de câncer do meu pai, optei pela racionalidade, entrei no "modo resolver problema" e enquanto a família se abalou procurei me manter firme. Na minha cabeça era óbvio que alguém precisava dar apoio e encorajar meu pai, minha mãe e minha irmã. Hoje percebo que meu erro foi achar que esse papel era meu. Não porque não sou capaz ou não aguentaria, mas porque esse papel era de Deus!
     Que grande erro! Não permiti nem a mim mesma sentir o cuidado de Deus, aquela era a oportunidade perfeita para experimentar o descanso Nele e aprender a depender dele nos momentos mais difíceis.
     Estamos em um mundo que cobra nossa independência e julga nossa dependência, quando na verdade mostra ser independente as custas de pura dependência. Precisamos constantemente mostrar que somos fortes, que não precisamos de nada para sermos felizes, mas a verdade é que precisamos sim, a verdade é que não conseguimos sozinhos, não fomos criados para esse sofrimento, ele é consequência do pecado. O que Deus nos oferece é que Ele lute nossas batalhas por nós enquanto nós confiamos e descansamos Nele.
     Muitas vezes somos reféns de emoções, nos deixamos levar por sentimentos de medo, ansiedade, culpa e tantas outras coisas, mas o que importa é que temos todo o apoio em um Deus pai, que nos cuida e nos quer bem, ele quer que entreguemos toda ansiedade terrena a Ele e que nos foquemos na eternidade, em construir ela diariamente enquanto ele cuida de tudo por aqui! Ser dependente desse Deus é vitória, não derrota.
     Depois de tudo que aconteceu, pude abrir meus olhos para essa situação, vejo aqueles que dependem de Deus com pura admiração, como quero ser assim, esse é um desejo profundo do meu coração e também algo que estou lutando para conseguir. Aos poucos sei que chego lá.
     É a partir do momento que sou vulnerável e dependo de Deus que vou estar aberta a viver e ser moldada de acordo com a vida que Ele tem para mim.
     Um versículo que Deus tem usado para me tocar e me desafiar é o Salmos 23, da uma lida:

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Salmos 23)

     A vida de dependência que Deus tem para mim é algo incrível, algo que só uma experiência conectada com Ele pode me trazer. Sei que não permiti e que não tenho me permitido ser guiada por Deus até essas águas tranquilas, ao invés disso mergulho em águas turbulentas e tento salvar a mim mesma, mas preciso estar ciente que só Deus pode acalmar as águas. A vida pode ser cheia de dúvidas, momentos de ansiedade e medo, mas quando tenho tudo entregue a Ele e descanso Nele, o que aflige meu coração se vai, e é então que vou conseguir experimentar essa paz que só um coração Nele experimenta.
     Que a nossa oração seja como o versículo 13 de Filipenses 4 (Amp)

Eu estou pronto para tudo e à altura de qualquer desafio por meio dele, que inspira uma força interior em mim, ou seja, sou independente na dependência de Cristo. 

     Tem uma música que fala exatamente isso, ela provavelmente já é conhecida por muitos, mas acredito que ouvir ela agora será um fechamento perfeito para esse momento de leitura.



Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem

Pipoca