A cruz momento a momento
"Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6: 1-11
Cristo nos libertou!
Éramos escravos do pecado quando Ele chegou e nos deu uma escolha, podemos escolhe-lo como nosso mestre, ou podemos continuar sendo controlados pelo pecado.
A graça de Deus torna essa escolha possível, ela nos liberta da exigência de servirmos ao pecado porque no momento que optamos por Ele estamos decidindo abandonar o pecado. É a partir daí, quando acreditamos nEle, que somos crucificados com Cristo, nascemos novamente e somos novas criaturas.
Mas a pergunta que fica martelando na cabeça é: Porque sou originalmente escravo do pecado? Porque assim que nasci sou um pecador?
Watchman Nee Faz o seguinte comentário sobre este texto:"Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos." Romanos 5:19
"Sou pecador porque nasci de Adão. Não tem nada a ver com meu comportamento, mas com minha hereditariedade, meu parentesco."
Quando Nee afirma isso, ele não está dando sinal verde para o pecado, ele esta afirmando que nossa natureza é pecaminosa, ainda que nos esforcemos e não pequemos hoje, continuaremos sendo pecadores, mesmo que naquele momento não pequemos.
Watchman Nee ilustra a situação da seguinte maneira:
"Se uma mala foi colocada num avião, e ele caiu e foi todo destruído, a mala seguiu o caminho do avião por estar onde estava. Assim é conosco: nós estávamos em Adão quando caímos."
A situação é a mesma caso meu bisavô tivesse morrido aos três anos de idade, eu não estaria aqui hoje, pois o acontecimento passado afeta tudo dali para frente. É por isso que nascemos com essa natureza de Adão. Em Adão, recebemos tudo que é verdade sobre ele.
Na tentativa de mudar esse cenário buscamos diversas maneiras de mudar nossa vida interior, fazendo algo com nossa vida exterior, resultando em mais frustração.
Parece não haver saída, somos escravos do pecado, a não ser que possamos trocar nosso parentesco ou linha de existência. É nesse momento que Deus entra com a solução para aqueles que tem fé: ELE QUER TE DESLIGAR DA VIDA DE ADÃO E REPOR COM A VIDA DE CRISTO.
A proposta é exatamente essa, já que a nossa vida de Adão foi adquirida através do nascimento, devemos morrer e nascer novamente em Cristo.
SER ESCRAVO DO PECADO VEM DO NASCIMENTO, LIBERDADE DO PECADO VEM DA MORTE.
E quando nascemos em Cristo, tudo que é verdade sobre Ele agora é verdade sobre nós. Nosso velho "eu" morreu na cruz com Cristo. É isso que acontece no dia que aceitamos Jesus.
"Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;" 1 Coríntios 1: 29-30
A partir de tudo visto até agora, desta libertação que Deus nos dá quando O aceitamos, podemos concluir essa reflexão com a seguinte afirmação de Mike Wells:
"Lembre-se de que crescimento cristão é meramente aceitar o que sempre teve desde o dia que entregou sua vida para Jesus. Sua morte em Cristo já aconteceu, quanto tempo vai permitir que esse velho eu apodrecido more em sua casa? Ele esta começando a cheirar mal e, não importa como o vista, você não pode mais escondê-lo e enganar as pessoas. Ele esta morto.
O batismo é o testemunho do fato; uma confissão de fé no que Deus fez. (Romanos 10:10)
Vou repetir: Antes de participarmos completamente da vida de Cristo, devemos participar completamente da morte de Cristo."
É incrível termos a vida eterna porque a vida de Cristo esta em nós.
Quero ter sempre fresco na minha memória essa graça, esse amor, esse perdão e essa vida nova. E foi pensando nisso que saiu o cookie deste post.
Assim como esse texto foi escrito com base na leitura do livro Perdido no Deserto do Dr. Mike Wells, separei alguns trechos do livro e elaborei um mini livro que de uma maneira bem simplificada sempre nos lembrará disso.
O cookie é esse aqui:
Basta imprimir a imagem disponibilizada ao final desta postagem, dobrar e recortar como ilustrado abaixo.
Espero que seja útil e que sempre te lembre desta mensagem tão importante.
Comentários
Postar um comentário