Oh happy day

     Escrever sobre dias felizes não é uma tarefa fácil, principalmente quando olhamos para o cenário atual. O contexto onde cada um esta inserido, na sua individualidade, traz consigo uma alegria, ou uma condição para ela. Eu, por exemplo, escrevo esta reflexão enquanto estou no hospital, sentada em uma cadeira ao lado da cama onde meu pai esta deitado, se recuperando de uma cirurgia. Para mim, neste momento, alegria é a recuperação dele. Para alguém que esta prestes a se casar ou fazer uma viagem, aguarda ansioso o momento de grande alegria que esta por vir.
     O que eu percebo, principalmente na minha vida, é que normalmente estou aguardando alegrias circunstanciais e não vivendo e desfrutando da alegria diária.
     Quando paro para pensar que a alegria é um fruto do Espírito, e que sendo eu alguém que aceitou a Cristo como senhor da minha vida e consequentemente recebeu o Espírito Santo, ela deveria ser algo natural e cotidiano, não condicional.
     Por que no dia a dia, na correria da vida, a minha alegria some e se torna parte de eventos isolados? Até o momento que esses eventos aconteçam eu não sou feliz?
     Que perigo colocarmos nossa alegria condicionada a eventos das nossas vidas. E se a viagem que eu tanto esperava não acontecer? Certamente algo em mim irá desabar. Como é importante o cuidado sobre onde estamos colocando nossas alegrias e esperanças.
     Volto a tocar neste assunto porque acredito que é algo que tem sido muito utilizado para nos atacar e trazer desânimo, depressão e sentimento de derrota para nossas vidas. Quantas vezes coloco como sonho e condição para minha alegria ser como alguém que vi nas redes sociais, ou viajar para algum lugar que vi que alguém foi e postou fotos lindas. Quantas vezes me pego desejando aquela vida de vitrine, quantas vezes olho para aquelas fotos postadas e penso que se eu estivesse ali e fosse daquela maneira, ai sim seria feliz de verdade.
     Se parasse para pensar perceberia que não são sonhos realmente meus e que sequer me dariam a alegria que imagino que sentiria. Quantas vezes deixo de procurar me conhecer porque gostaria de ser ou fazer algo que alguém faz e nem sequer penso sobre aquilo. Quantas vezes condiciono as minha alegrias a esses eventos?
     O salmos 16 é um hino escrito por Davi e ele revela algumas coisas muito importantes para aqueles que seguem e que buscam viver uma vida segundo o coração de Deus e que buscam essa alegria completa que só Ele e a vida nEle podem nos oferecer. Leia ele com calma, a sensação ao ler é de sentir o que Davi sentia enquanto o escrevia.
Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.
Ao Senhor declaro: "Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti".
Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer.
Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses. Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes.
Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.
As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!
Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!
Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.
Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,
porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.
Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita. (Salmos 16)
     Neste hino Davi deixa muito claro que não se deixará levar pela maré do que os outros fazem ou buscam, os olhos dele estão fixos naquilo que ele tem de mais valioso, ele declara isso  logo no versículo 2.
Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de Ti. (Salmos 16:2)
     Como é valioso ter isso sempre claro em nossa mente, manter a consciência ativa sempre de que o valor não esta nas coisas que posso ganhar aqui na terra, mas sim naquele em quem eu acredito. Logo depois, nos versículos de 7 a 9 ele continua com outra afirmação valiosíssima.
Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo. (Salmos 16:7-9)
      A consequência de saber que o valor esta naquele que é o meu Senhor e aquele a quem sirvo é a tranquilidade e certeza que Ele nos sustenta e enche nosso coração de alegria. Viver aquilo que Deus preparou para cada um de nós é que vai nos trazer as alegrias diárias. Saber que o que eu vivo é aquilo que agrada a Deus e aquilo que ele sonhou para mim vai me dar certeza e calma sobre aquilo que estou fazendo.
     A melhor maneira de viver assim é permanecer conectado nEle, e foi pensando nisso que surgiu o cookie da vez. Um desafio de 31 dias lendo o que a bíblia diz sobre essa alegria que a vida nEle traz.
     Meu desafio é que você combine com mais pessoas e comecem o desafio juntos, seja alguém com quem você faz discipulado ou com a sua célula, escreva suas anotações, pensamentos e sentimentos enquanto lê e compartilhe com aqueles que estão participando do desafio com você. Tenho certeza de que isso irá gerar conversas profundas.
     O cookie é bem simples, é só imprimir em uma folha A4 comum a imagem que esta disponibilizada ao final desta postagem, ela tem por título "Oh happy day", os círculos com os versículos dentro correspondem a cada um dos 31 dias, risque com um "X" quando tiver lido para que não se confunda, ao lado há um espaço reservado para suas notas. Aproveite!


Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem

Pipoca