Pipoca
Depois de muito tempo, volto a escrever aqui, e já retorno com um assunto pouco falado mas que está muito presente no nosso dia a dia, o PECADO, mas antes quero fazer uma perguntinha... Você sabe como os grãos de milho se tornam pipocas? Você já viu o milho estourar em câmera lenta? Da uma olhada nesse vídeo aqui:
O que mais me chama a atenção quando eu vejo esta pipoca estourar é a forma visivelmente clara desta mudança acontecendo de dentro para fora. Quando reflito sobre o pecado e o que acontece quando o identifico e busco tratá-lo percebo que, assim como a pipoca, é uma mudança que também acontece de dentro para fora.
É importante lembrar, sempre, que Deus nos ama e que foi por causa desse amor que Ele enviou seu filho para morrer na cruz pelos nossos pecados e nos livrar da culpa. Deus nos perdoou, mas também nos deixou com uma escolha a fazer, podemos ter Ele como nosso mestre ou sermos controlados pelo pecado.
É importante lembrar, sempre, que Deus nos ama e que foi por causa desse amor que Ele enviou seu filho para morrer na cruz pelos nossos pecados e nos livrar da culpa. Deus nos perdoou, mas também nos deixou com uma escolha a fazer, podemos ter Ele como nosso mestre ou sermos controlados pelo pecado.
Vocês pertencem ao poder ao qual escolheram obedecer. (J.B.Philips)
Quando escolho não obedecer o pecado e procuro esta mudança, como a da pipoca, há um processo que acontece. Este processo consiste basicamente em identificar o pecado, se arrepender dele, buscar tratá-lo e consequentemente a mudança acontece.
Mas como posso identificar meu pecado? Muitas vezes é difícil olhar para dentro de nós mesmos em busca de erros que estão nos acompanhando, em muitos casos, por um longo tempo, mas a maneira mais simples de identificá-los é buscar conhecê-los e estar sensível as atitudes e costumes que percebemos que tem nos afastado de Deus e da sua vontade.
Quando identifico um pecado na minha vida e me arrependo, devo me voltar para Deus, buscando a mudança.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados. (Atos 3:19 - ARA)
O arrependimento é o sentimento de tristeza que temos quando pecamos/erramos. Devemos tomar cuidado porque arrependimento é diferente de remorso, que também é um sentimento de tristeza mas por causa da consequência que o pecado trouxe, não pelo pecado em si. (Clique aqui e veja um vídeo que explica mais sobre essa diferença)
A partir do momento que identificamos o pecado e nos arrependemos dele é necessário traçar planos práticos para vencê-lo. A dica é confessá-lo a Deus e as pessoas que estão ao seu lado na sua caminhada espiritual.
Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. (Salmos 32:5a - NVI)
A importância de reconhecer o pecado diante de Deus e de outras pessoas é que ao verbalizarmos o pecado que identificamos, ouvimos o erro e isto é parte do processo de reconhecimento dele, além de receber ajuda e apoio dos outros quando o expomos.
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. (Eclesiastes 4:10a - NVI)
Pensando em tudo isso, criei esse pequeno material como uma forma palpável de praticar essa tarefa de identificar o pecado e buscar tratar e mudá-lo. É bem simples mas acredito que se utilizado pode ser uma grande ferramenta.
Basta imprimir essa imagem abaixo em uma folha A4, recortar essas quatro peças.
A montagem é simples, basta dobrar as abas do envelope listrado de pipoca e colar, depois disso é só colocar os cartões com a pipoca e o saleiro dentro. Como na imagem abaixo:
Depois que tudo estiver colado e recortado ele finalmente ficará desta maneira:
Utilize esse material onde você quiser. A dica é aproveitar ele para aprofundar esse assunto no seu discipulado ou na sua célula, tenho certeza que Deus tem muito a nos falar sobre isso, Ele é o torcedor numero um pela nossa vitória sobre o pecado.
Deus te abençoe!
Deus te abençoe!